segunda-feira, maio 05, 2008

A visão de um alvinegro sobre o Bi Rubro-Negro.

Por Bruno "Mosquito"

Flamengo 3 x 1 Botafogo - 04/05/08 - Maracanã - Final do Carioca - 2º Jogo

A semana toda eu vi torcedores, inúmeros deles, comprando ingressos para a grande final de domingo. Apesar do Flamengo ter vencido o primeiro jogo por 1 a 0, a torcida do Botafogo mostrava-se confiante. Na terça-feira a fila em General Severiano dava voltas. Mas o mais impressionante é que na quarta-feira a fila dava a mesma volta debaixo da maior chuva!

Eu não fui ao jogo, tampouco comprei ingresso, porque dou azar, superstição minha.

Na mesma quarta-feira cheguei em casa dizendo para o meu pai: "É NOSSO!". Ele questionava o porquê e eu dizia sobre a fila de General Severiano.

É... mal sabia eu que mais da metade daquela fila era de torcedores rubro-negros, afinal, nada os impede de comprar ingressos em nossa sede.

Na sexta-feira eu já estava bem nervoso por conta do jogo, mas ainda bem confiante de que o título não escaparia mais do Fogão.

Domingo, dia de jogo. Normalmente quando o Botafogo perde final eu já acordo com aquele pressentimento. Mas não. Acordei com a mesma confiança da semana toda. A história mudaria e seríamos campeões.

Eu contava os minutos para o jogo começasse. Estávamos num restaurante que, até ontem, dava sorte. Inúmeras vezes eu repeti na mesa: "13 minutos!" aí depois, "12 minutos!".

Até que o jogo enfim começou! Vendo a torcida, a primeira decepção do dia. A vantagem rubro-negra nas arquibancadas foi evidente e massacrante! Era uns 70% de Rubro-Negros no Maracanã que cantavam incansavelmente!

O jogo percorria no primeiro tempo e o Botafogo dominava o jogo! Minhas mãos suavam, e eu tinha certeza. Era hoje que a gente deixava o Fla com o vice na mão!!!

Aos 22 minutos, o improvável... para os rubro-negros. Lúcio Flávio cobra falta. A bola quica no meio da área e Bruno falha. Gol do Botafogo! GOOOOLLLL!!! GOL! GOL! GOL!!!

E foi nesse 1 a 0 que o Fogão parou no primeiro tempo.

No intervalo comentei com meu pai o seguinte: "O time vai ter que segurar a pressão inicial do Flamengo. Wellington Paulista dentro do nosso gol se for preciso! Aí depois que aliviar a gente sai para o jogo, faz o 2º e mata o título!" Que aliás é o que o Cuca deveria ter dito para seus jogadores. Mas pelo que se viu, ele deve ter dito apenas "Continuem assim!"

Fato é que aos 3 minutos, uma pequena pontada de decepção acontece!

Falta pro Flamengo. Bola alçada na área e Obina, sem qualquer marcação cabeceia no canto para igualar o marcador.

A partir daí, desgraças aconteceram! Só o Flamengo atacava. O Botafogo com a posse de bola eram apenas aqueles ridículos passes laterais. Parecia que estava sendo campeão com o 1 a 1.

Já não bastasse a pífia atuação na etapa final, e Renan salvando o Botafogo de uma goleada, Renato Silva agarra Juan, recebe o 2º amarelo e é expulso! Aí eu já pensei: "É... jogo já na metade do segundo tempo... não sei não." Engraçado como confiança é algo que se pode perder em segundos. Aliás, o Botafogo me leva da euforia à depressão em 1 segundo.

Contra-ataque do Flamengo pela esquerda, Tardelli toca para Juan. Ele fica de frente para Leandro Guerreiro na lateral da grande área. E o Guerreiro ficou parado na frente dele. Eu pensei: "Rapaz vai pra cima! Vai po! Olha lá ele vai passar po!" Passou, tocou no meio, Souza desviou, sobrou para Tardelli... gol do Flamengo. Parei de assistir ao jogo. Com 2 a 1 no placar a situação era irreversível. O Flamengo já podia gritar "BI-CAMPEÃO".

Num contra-ataque no fim do jogo. Tardelli pelo mesmo lado do 2º gol, vai até a linha de fundo toca no meio para Obina completar pras redes alvinegras.

Chorar? Não, não houve chororô! Não tenho vergonha de perder para o Flamengo, que é um grande clube. Não tenho vergonha de perder quando mereci perder.

Afinal de contas o Flamengo jogou certo, com inteligência e mereceu ser Bi-Campeão em cima de um apático Botafogo da etapa final.

PARABÉNS FLAMENGO BI-CAMPEÃO CARIOCA 2007/08

Já o Botafogo... bi-vice, ?!

Ao fim do Jogo escrevi esse texto:
Por que?!
Por que a gente perde?
Por que a gente nunca ganha?
Mas acima de tudo, porque mesmo após inúmeros insucessos eu ainda tenho coragem de te amar?
Será que você está guardando algo especial para mim?
Será que eu amo por amar mesmo?
Ou será que eu sou louco?
Só quero seu bem, Botafogo.
Só falta você querer também.
Só te digo. Eu te amo!
Mesmo que esteja disputando campeonatos de várzea.
Mesmo que eu mesmo tenha que jogar e sem chuteiras!
Mesmo que você um dia não exista mais. Eu te amo.

Bruno "Mosquito" M. S. Lopes

Não viu os gols? Veja abaixo (Imagens: Rede Globo)



Nenhum comentário: