domingo, julho 05, 2009

Bem-vindos ao Mosquito Football


Botafogo sem medo de líder

Por Bruno "Mosquito"








Atlético-MG 1 x 1 Botafogo - 05/07/09 - 9ª rodada do Brasileirão 2009





Neste domingo, o Botafogo foi à Minas Gerais enfrentar o Atlético-MG e conseguiu arrancar um empate em 1 a 1, na base da força de vontade, da luta e do respeito. O cenário era amplamente desfavorável. O Botafogo na lanterna, em crise, enfrentando, fora de casa, o líder do campeonato, ainda sem seus dois melhores atacantes, jogando no 3-6-1, sendo esse “1”, Jean Coral e o goleiro reserva Castillo no gol (não que ele seja mal goleiro, mas é sempre bom ficar de olho nos goleiros reservas, até pelo ritmo de jogo).


Mesmo com esse cenário, o Botafogo não acanhou em momento algum do jogo. Foi para cima, buscou sempre dominar o jogo. Uma pena que tenha demorado um pouquinho a acertar o meio de campo, pois quando acerta dá uma engrenada legal.


Uma pena também que um dos destaques do Atlético-MG no jogo, o lateral Carlos Alberto tenha partido até a linha de fundo aos 15 minutos da etapa inicial e cruzado na cabeça de Éder Luis que se antecipou ao fraco zagueiro Émerson e abriu a contagem para o Galo Forte Vingador.


O Fogão não se abalou e ainda contou com o acerto do meio-campo. Se antes disso o Fogão já buscava o domínio, agora tinha enfim o domínio da partida, e só não empata graças às impecáveis atuações dos zagueiros Alex Bruno e Welton Felipe.


Se a defesa do Atlético-MG não permitia qualquer penetração do ataque alvinegro, o jeito foi mesmo na bola parada. Aos 23, uma falta perigosíssima para o Fogão. Juninho cobrou com força e curva. A bola descaiu no canto direito do bom goleiro Aranha.


No restante da etapa inicial, e durante toda etapa final, via-se um Botafogo empenhado em buscar a vitória a qualquer custo. Ney Franco notou isso. Tirou Renato, cansado, e colocou Tony, botando o time no esquema 3-5-2. Jean Coral, ineficiente, saiu para a entrada de Laio. E no fim do jogo, Léo Silva entrou no lugar de Thiaguinho para dar maior movimentação ao meio de campo e cumpriu bem o seu papel.


Só que era realmente dia dos zagueiros Alex Bruno e Welton Felipe, que não deixaram que o Botafogo chegasse ao segundo gol. Um Botafogo esforçado, lutador e com vontade de vencer. Talvez como ainda não tínhamos visto nesse campeonato. A gente espera, é claro, que esse espírito brigador permaneça no time alvinegro, e com umas boas contratações, dá sim para melhorar a campanha no Brasileirão. O empate, combinado com a goleada do Palmeiras pra cima do Avaí, tirou o Botafogo da lanterna, e mostrou também o respeito que exala da camisa botafoguense.


Quer ver os gols do jogo?! [Imagens: Rede Globo]


Nenhum comentário: