Por Bruno "Mosquito"
Um gênio! O maior ídolo. Que me desulpem quem discorda. Garrincha foi o mais craque do Botafogo (e de todos os tempos). Mas se tem um um ÍDOLO (assim mesmo, como letras garrafais), é Nilton Santos.
O Botafogo é o único clube que pode dizer que tem duas camisas que são "marcas registradas" do clube! A número 7 de Garrincha (o maior craque) e a número 6 de Nilton Santos ( o maior ídolo).
Eu como botafoguense posso dizer que o meu maior ídolo só vestiu a camisa do Botafogo. Ah sim! Realmente, vestiu a camisa da Seleção também... mas clube mesmo, só Botafogo. Zico jogou no Udinese. Rivellino usou a do Corinthians. Dinamite, a do Barcelona.
Hoje este gênio completa mais um ciclo. Completa mais um ano de vida. Nem mais, nem menos do que 83 anos de uma enciclopédia bem completa.
Que outro jogador já ouviu que era "O maior lateral de todos os tempos"?
Que jogador do mundo conseguiu se destacar em duas posições? Nilton Santos. Como "beque" e lateral esquerdo.
Campeão Carioca 4 vezes pelo Botafogo. Campeão do Torneio Rio/São-Paulo 2 vezes pelo Botafogo. Campeão de 2 Copas do Mundo pela Seleção. Pela Seleção ainda seria Campeão Sulamericano em 1949 e Pan-Americano em 1952.
A inteligência do Enciclopédia, um dia foi utilizada para a malandragem. No jogo contra a Espanha em 1962 (de longe o jogo mais pedreira da campanha), o espanhol driblou Nilton que deu uma banda e o derrubou dentro da área. Ao invés de gesticular e se desesperar, Nilton, calmamente e de forma despercebida, deu um passinho para frente saindo da área. O juiz caiu na dele e marcou falta apenas.
Nilton Santos é recordista de jogos pelo Botafogo. Só 729! E marcou 11 gols (que convenhamos, para um lateral/zagueiro é boa coisa).
Contra a Áustria em 1958, fez seu mais bonito gol! Driblou o time adversário inteiro (não é força de expressão não, foi inteiro mesmo), e bombardeou as redes austríacas. O técnico Vicente Feola quase teve um ataque do coração na beira do campo.
Em 2004 foi nomeado embaixador do centenário alvinegro.
Enfim, se eu falar tudo que Nilton Santos fez pelo futebol botafoguense, brasileiro e mundial, vou ficar aqui até amanhã! Se bobear até semana que vem aqui escrevendo.
Nilton Santos: um ídolo, um mestre, um gênio.
Parabéns Niltão! E boa recuperação!!!
sexta-feira, maio 16, 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário